Artistas completas, capazes de iluminar a ribalta, capturar a emoção e arrebatar a plateia. Anne-Sophie Mutter, Jacqueline du Pré, Martha Argerich e Maria Callas! Glamour, sofisticação e espetáculo na passagem do Dia Internacional da Mulher.

Anne Sophie Mutter, a menina prodígio

A violinista alemã, nascida na cidade de Rheinfelden, em Baden-Württemberg,é uma verdadeira criança prodígio. Mas seu encontro com o amado instrumento não foi imediato, ela começou na música tocando piano aos cinco anos de idade e só depois começou a estudar violino com Erna Honigberger e Aida Stucki. Após ganhar inúmeros prêmios, foi dispensada da escola para que se dedicasse à música, tanto se dedicou que Aos 13 anos, o renomado maestro Herbert von Karajan a convidou para tocar com a Filarmônica de Berlim, uma das orquestras mais conceituadas do mundo, na época o homem mais influente no cenário europeu da música de concerto. Aos 15 anos, Mutter fez sua primeira gravação, o Terceiro e o Quinto concertos para violino de Mozart, com Karajan e a Filarmônica de Berlim. No mesmo ano, recebeu o título de "Artista do Ano".

Mas, nem só de música erudita vive Mutter! Como qualquer jovem, Anne foi fortemente influenciada pelos ícones musicais da sua geração. Em uma de suas entrevistas a DW ela confessou: "É claro que cresci com o rock, sou fã ardorosa dos Rolling Stones. Acredito que de certo modo ficamos presos aos gostos da adolescência, que alguma vez nos foram tão próximos. Eu também adorava Phil Collins, fui a alguns concertos dele. Tenho que confessar: cheguei a viajar, em grande histeria, para shows de Elton John." Sua juventude foi tão importante na sua formação como musicista, que ela encara levar outros jovens a conhecer o mundo da música como sua missão, para isso ela fundou “The Mutter Virtuse” que se dedica a apoiar a carreira de jovens estudantes.

Anne-Sophie Mutter realmente acredita que a música é capaz de produzir um ser humano melhor. Reconhece, no entanto, a dificuldade de promover a aproximação das crianças com a música erudito, de maneira duradoura, entretanto sempre reforça que todo esforço vale a pena. Para ela, a música não torna apenas os ouvidos mais sensíveis, como também a alma no trato com o outro e no encontro com o mundo.

Vídeo do projeto: