Ficção, realidade e música incidental para o cinema e para a TV é o que você vai ouvir neste programa do Pauta Musical. The Royal Philharmonic Orchestra regida por Yuri Simonov e BBC Philarmonic regida por Vassily Sinaisky, na interpretação da suite sinfônica Lieutenant Kijé, de Sergei Prokofiev, da suite The Golden Mountains e da primeira gravação de Volochayev Days, de Dmitri Shostakovich.

 


Nascido em 25 de setembro de 1906, em São Petersburgo, na Rússia, Dmítriy Dmítriyevich Shostakóvich é filho da talentosa pianista Sofiya Vasilievna Kokoulina, que lhe deu aulas desde cedo e foi fundamental para sua formação.

 

Sofiya Kokoulina junto ao filho Dmitri Shostakovich, e às outras duas filhas



Assim como Prokofiev, escreveu sua primeira obra aos 9 anos de idade, uma peça de piano. Aos 20 anos já era mundialmente conhecido. Ele compôs 15 sinfonias, 6 concertos, 3 óperas, 3 ballets, numerosas peças de música de câmara, dezenas de trilhas sonoras de filmes e produções teatrais. Além disso, suas obras compõem a trilha sonora de mais de 100 filmes para os quais não foram especificamente escritas, incluindo vários filmes da década de 2010.

 


Dmitri Shostakovich

 


A sua terceira trilha sonora para o cinema foi a do filme Zlatye gory, em inglês The Golden Mountains, de 1931, dirigido por Sergei Yutkevich. O filme se passa em 1914, em São Petersburgo. É um filme sobre proletariado soviético, onde uma usina siderúrgica está na iminência de sofrer uma greve organizada pelos bolcheviques e os donos da usina tomam atitudes perigosas para conter o movimento.

 

Pôster do filme The Golden Mountains, de 1931

 

Outra trilha sonora de grande sucesso é a do filme Volochayev Days, de 1937, dirigido pelos "irmãos Vasiliev", que na verdade não eram irmãos mas compartilhavam o mesmo sobrenome. É um filme sobre o patriotismo soviético e o heroísmo contra as adversidades esmagadoras do inimigo. Essa trilha foi escrita na mesma época que a sua famosa 5ª Sinfonia, obra essa que veio após à censura que começou a lhe perseguir quando em 1936 recebeu ataques através do jornal Pravda, onde a ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk foi dita como formalista, "grosseira, primitiva e vulgar", e portanto, como respostas às críticas fez essa sinfonia musicalmente mais conservadora.

 

Capa do CD The Film Music of Shostakovich: Vol. 2, gravado pela Orquestra Filarmônica da BBC

 

Mesmo com problemas crônicos de saúde, Shostakovitch era amante do cigarro e da Vodka. Foi acometido por várias doenças que lhe impediram de continuar tocando, como a poliomielite. Suas últimas sinfonias foram densas e melancólicas refletidas na sua preocupação com a mortalidade. Morreu de câncer pulmonar no dia 9 de agosto de 1975.

 

 Da esquerda para direita: Prokofiev, Shostakovich e Khachaturian, em 1945