Um espírito indomável de indômito destino neste programa do Pauta Musical. A força inconfundível de um célebre gênio da música universal, na passagem dos 190 anos de seu falecimento. Filarmônica de Viena e Filarmônica de Berlim, regidas por Leonard Bernstein e Herbert von Karajan, interpretam a Abertura em Dó Maior Op. 72b "Leonore III" e a Sinfonia n. 5 em Dó Menor Op. 67, de Ludwig van Beethoven.

 

-

 

Na primavera de 1787, Beethoven, jovem desarrumado e portando trajes velhos, chega à casa de Mozart, senta em seu piano, e impressiona à todos com uma perfeita performance. A partir daí sua vida muda.


Beethoven trouxe uma nova forma de expressão, que resultou em torná-lo o precursor do romantismo. Sua música e seu enredo, no geral, expressavam valores renomados, amor conjugal, ideal de justiça e liberdade, além disso, um sentimento de espírito de luta, coragem e força de vontade. Eram modernos para época, por isso havia pouca assimilação do público.


Nesse vídeo cover, é possível sentir um pouco do que ele passava para seus apreciadores. Todo o sentimento de força, confiança de que tudo é possível, é retratado. Confira:

 

 

Beethoven fez história, participou da construção de uma cultura e influenciou a muitos com sua vida. Quando se mergulha em sua história, percebe-se o quão fascinante foi. Para entender e saber um pouco mais acesse o site: http://www.lvbeethoven.com/, lá contém muitas informações como: galeria, biografia, músicas e livros e até a sua árvore genealógica.


E para nos aprofundarmos mais na vida de Beethoven, o vídeo abaixo conta 12 curiosidades de Beethoven, relacionadas à sua vida amorosa, família e vida pessoal, confira:

 

 

“O músico que não podia ouvir”, é uma frase que muitos dizem sobre ele. Neste vídeo de 3 minutos, a história de vida de Beethoven é ilustrada em forma de desenho: