Do LabAudio
A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é um prêmio anual destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação.



A Expocom acontece anualmente dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom. Trata-se de uma Exposição e um Prêmio que se dá, primeiramente, nos Congressos Regionais, sendo a etapa final realizada no Evento Nacional. Este ano (2018), a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília indicou 29 trabalhos na etapa local, sendo que destes, 04 produções realizadas no âmbito do Laboratório de Áudio, nas seguintes disciplinas: Introdução à Linguagem Sonora, Roteiro, Produção e Realização em Áudio e Projeto Final de Jornalismo. Estes trabalhos foram apresentados e premiados em Campo Grande - MS, no  XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Os(as) vencedores(as) desta fase seguirão para a etapa nacional, que acontecerá em Joinville - SC, para buscar a premiação máxima dentro de suas categorias.



Conheça e escute aqui as produções do LabAudio vencedoras do Prêmio Expocom Centro-Oeste e seus produtores:


 

Categoria: Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado):

Produção indicada na etapa local: Audiobiografia Dione Moura

Pesquisa e Roteiro: Jusef Felipe e Luiza Santana
Produção e Edição: Jusef Felipe
Locução: Luiza Santana
Orientação: Elton Bruno Pinheiro

Disciplina: Roteiro, Produção e Realização em Áudio

 

Realizado pelos alunos do quarto semestre do curso de Audiovisual, Jusef Felipe Oliveira e Luiza Rodrigues Santana. A peça em áudio tem um caráter documental, onde são narrados recortes da vida da professora Dione Moura; sua trajetória até a Universidade de Brasília e o seu papel dentro da instituição no processo de criação de cotas raciais na universidade; além de trazer um questionamento sobre a diversidade dentro do ambiente acadêmico. O texto traz uma reflexão sobre a importância de produção de conteúdo dentro da Linguagem Sonora, além de descrever o processo de desenvolvimento do produto.

 

 


Categoria: Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou seriado):

Produção indicada na etapa local: "O Corvo"
 

Roteiro adaptado: Jéssica Barros

Narração: Juliana do Vale e Jéssica Barros

Edição: Gabriel Pimentel

Produção: Ariane Lamarão

Orientação: Elton Bruno Pinheiro

Disciplina: Introdução à Linguagem Sonora

 

Este trabalho apresenta uma adaptação sonora de gênero educativo-cultural do poema “O Corvo” escrito por Edgar Allan Poe. A obra adaptada apresenta a história de uma mulher que recebe a visita de um corvo durante a noite e precisa enfrentar os fantasmas passados. Explorando a linguagem sonora, são utilizados efeitos, músicas e a voz para montar uma paisagem eficaz e imersiva, e assim, contar a história. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Introdução à Linguagem Sonora, da Faculdade de Comunicação, na Universidade de Brasília, buscando democratizar e tornar a história de Poe acessível a um público amplo e variado.

 



Categoria: Website (avulso)

Produção indicada na etapa local: "Site LabAudio"

http://labaudio.unb.br/

 

Realização: Ariane Lamarão, Gabriel Pimentel, Jéssica Barros e Juliana do Vale

Orientação: Elton Bruno Pinheiro

Disciplina: Roteiro, Produção e Realização em Áudio

 

O site LabAudio é uma plataforma sociodigital criada para o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Caracteriza-se como um meio institucional, educativo e cultural, assim como um ambiente de aprendizagem significativa, de produção experimental e sem fins lucrativos. Funciona, nesse sentido, como um espaço convergente para publicação dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório, sendo estes advindos de disciplinas eletivas, projetos de extensão, núcleo de pesquisa, projetos de conclusão de curso, mostras, seminários, premiações e parcerias. O site atua na propagação desse conteúdo educativo-cultural e institucional, deixando-o disponível gratuitamente para a sociedade que, por meio de outras mídias públicas, educativas, comunitárias, alternativas, etc. podem compartilhar o conteúdo aqui disponibilizado.

 



Categoria: Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio (avulso/ conjunto e série)

Estrutural, uma comunidade à espera do fim do lixão: série de reportagens radiofônicas expandidas

 

 

Realização: Bianca Marinho Pereira

Orientação: Elton Bruno Pinheiro

Disciplina: Projeto Final em Jornalismo

 

Este trabalho detalha a produção de “Estrutural, uma comunidade à espera do fim do lixão: série de reportagens radiofônicas expandidas”, uma série com cinco reportagens produzida para ser veiculada em rádios e acessada na internet. O trabalho apresenta a Cidade Estrutural – localizada a 15 quilômetros do centro de Brasília – no contexto da expectativa dos moradores quanto ao fechamento do Aterro Controlado do Jóquei, conhecido popularmente como Lixão da Estrutural, previsto para janeiro de 2018. A partir de entrevistas com catadores de materiais recicláveis, moradores da região, governo e especialistas em meio ambiente, é apresentada a região administrativa e desenha-se um registro da mudança econômica, ambiental e de comportamento decorrentes do fechamento do lixão.