Do LabAudio

No XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, realizado em Cuiabá, na UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, em junho de 2017, alunos da Universidade de Brasília foram premiados na categoria Produção Transdiciplinar, subcategoria PT 13 Comunicação e Inovação (avulso), com o trabalho Peirce, Semiótica e O Homem Duplicado: Uma análise fílmica.

Realizado na disciplina Introdução à Comunicação, com orientação da professora Ana Carolina Kalume Maranhão, pelos alunos de Audiovisual: Ariane Gomes Lamarão, Gabriel dos Santos Pimentel e Jéssica Barros, e pelos alunos de Biblioteconomia: Carine Nascimento Fernandes e Marcelo Cavalcante Nunes.

O trabalho dedica-se à produção de um vídeo que analisa o filme O Homem Duplicado, do diretor Dennis Villeneuve, de acordo com a semiótica Peirceana. O produto apresentado visa realizar a interpretação do filme através da análise de seus signos, objetos e interpretantes, bem como da explicação de alguns conceitos que compõem o tema. A análise foi feita com foco nos elementos apresentados na teoria desenvolvida por Charles Sanders Peirce, um filósofo americano que foi um dos principais estudiosos da área. O produto final apresenta uma introdução aos elementos da semiótica e a análise do filme através dos mesmos. Verificou-se que a aplicação da semiótica Peirceana possibilita a análise e a maior compreensão de obras cinematográficas.

Assista ao trabalho aqui:

Relatório do trabalho: