O padrinho da máfia neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. Composição de Nino Rota para um dos maiores clássicos do cinema mundial. A família Corleone no dramático, tenso e sepulcral, O Poderoso Chefão (1972), regido por Carlo Savina.

Playlist da Edição:

Love theme from the Godfather

The New Godfather

The Pickup

Excertos do Roteiro:

Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme O Poderoso Chefão é o primeiro de uma trilogia clássica do cinema mundial, sendo considerado o maior filme de gângster de todos os tempos, aclamado tanto pelo público quanto pela crítica.

Lançada em 1972, baseada no livro homônimo escrito por Mario Puzo, a obra narra a história da mafiosa família Corleone. O chefe da família, Don Vito Corleone, costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores em troca de favores futuros. Os problemas começam quando um gângster que tem apoio de uma família rival conta que pretende estabelecer um grande esquema de venda de narcóticos em Nova York, mas exige permissão e proteção política de Don Vito para agir. Quando ele recusa, sua família começa a sofrer atentados para que mude de posição. É nessa complicada época que Michael, um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.  Um grande destaque são as atuações de Marlon Brando e Al Pacino.

Além da marcante performance dos atores, o filme tem como ponto forte a sua trilha sonora, assinada pelo consagrado compositor Nino Rota, que compôs para filmes como A Doce Vida (La dolce Vita) e 8 ½, de Federico Fellini.

O Poderoso Chefão recebeu diversos troféus, a categoria de destaque nas premiações foi a de Melhor Trilha Sonora, levando os prêmios BAFTA, Globo de Ouro e Grammy.

Contribuição especial de Nino Rota para este filme é o tema icônico que transita entre quase todas as personagens da família Corleone. No tema de amor de O Poderoso Chefão a partitura tem vários significados diferentes, mas, acima de tudo, se assemelha a uma marcha fúnebre. Não é surpresa que Nino Rota tenha adotado esse caminho com base em toda a morte e tristeza que a família Corleone causou e que a cerca.

O Poderoso Chefão é uma verdadeira obra-prima que influenciou o imaginário popular sobre a máfia. É um marco no cinema mundial, configura o topo de grande parte das listas de melhores filmes de todos os tempos, e a sua trilha sonora foi fundamental para tanto.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Ariane Lamarão;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Imagem retangular. Foto colorida dos atores Marlon Brando e Salvatore Corsitto, interpretando, respectivamente, as personagens Don Vito Corleone e Amerigo Bonasera. Marlon Brando está sentado de frente e olhando para o lado esquerdo com expressão de seriedade e concentração. Ele é branco, tem os cabelos curtos e grisalhos, e tem bigode. Está vestindo smoking preto com gravata borboleta preta, camisa branca e uma flor vermelha na lapela. Salvatore Corsitto está de pé, de perfil, falando ao ouvido direito de Marlon Brando. Ele é branco, tem os cabelos curtos e pretos, é calvo e tem bigode. Está vestindo smoking preto com camisa branca. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas O PODEROSO CHEFÃO. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]