Universo fantástico neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. Um pouco da obra do compositor de trilhas sonoras que perpassa o lúdico, fantástico e sombrio, Danny Elfman.

Playlist da Edição:

Introduction (Titles)

Edward Scissorhands: Original Motion Picture Soundtrack

Main Title

Spider-Man: Original Motion Picture Score

The Batman Theme

Batman: Original Motion Picture Score

The Sinfonia of London Orchestra

Excertos do Roteiro:

Danny Elfman é um compositor estadunidense de origem alemã que assina dezenas de composições de trilha sonora para cinema e outros formatos audiovisuais.

Elfman iniciou a carreira na música como vocalista da Oingo Boingo, banda de rock que fez sucesso nos anos 80. Algumas de suas músicas acabaram incluídas em filmes, mas sua próspera carreira como compositor para cinema teve início com o convite de Tim Burton para fazer a trilha sonora do primeiro longa-metragem do diretor, As Aventuras de Pee Wee.

A partir deste convite nasceu uma parceira que abrangeu quase todos os filmes do diretor. Além da sua carreira ao lado de Tim Burtom, Elfman trabalhou em diversos filmes como Missão Impossível, Vingadores: Era de Ultron, MIB - Homens de Preto e Gênio Indomável.

Em colaboração com a trilha sonora de Russell Shaw para o jogo Fable, Elfman fez a música tema do jogo. Na televisão, sua obra mais conhecida é a famosa abertura da série Os Simpsons.

Nas composições de Elfman é possível notar o seu estilo operístico e dramático que se mescla com o minimalismo de instrumentos elétricos e corais. Suas composições têm características harmônicas e melódicas que trazem de forma muito marcada o lúdico, o fantástico e o sombrio, sendo essa a sua assinatura artística.

Para compor a atmosfera lúdica ele usa estratégias como o andamento acelerado e o baixo das músicas que geralmente consiste em duas notas que se alternam e marcam o compasso. Para o humor fantástico algo determinante são os instrumentos, como a celesta, sinos de tinir e a harpa. Para o sombrio, instrumentos como o cravo e o órgão.

Danny Elfman é considerado um dos maiores injustiçados em premiações, tendo recebido pouco prêmios em relação à quantidade de obras produzidas, mas deixou uma marca, deixou um legado. É um artista capaz de fazer trilhas para qualquer tipo de filme, de forma brilhante e envolvente.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Ariane Lamarão;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Imagem retangular. Foto colorida do compositor Danny Elfman. Ele é branco e tem os cabelos ruivos, lisos e curtos. Está no centro da imagem, de pé em um palco de um teatro, olhando para frente, com a mão direita apoiada no quadril e a mão esquerda sob uma estante com partituras. Ele veste um paletó azul perolado escuro, camisa azul acinzentada, gravata cor de vinho e óculos de grau com armação grossa, preto com detalhes alaranjados, sendo a lente também alaranjada. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas DANNY ELFMAN. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]