Guerra nas estrelas neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema.  O universo dos Jedi e dos Sith com sonoridade que homenageia grandes compositores clássicos. Orquestra Sinfônica de Londres, na interpretação da trilha sonora assinada e regida por John Williams.

 

 

Playlist da Edição:

Main Title

Star Wars: Original Motion Picture Soundtrack

John Williams (compositor e regente)

Orquestra Sinfônica de Londres

 

The Imperial March

Star Wars: The Empire Strikes Back: Original Motion Picture Soundtrack

John Williams (compositor e regente)

Orquestra Sinfônica de Londres

 

 

Excertos do Roteiro:

 

A franquia de ficção científica Star Wars (Guerra nas Estrelas) é mundialmente reconhecida não só pela trama empolgante, pelas personagens icônicas ou pelas transformações que trouxe para o mercado cinematográfico, ela tem como ponto primordial e indispensável a sua trilha sonora.  O universo criado por George Lucas se divide em trilogias que somam 9 episódios. O primeiro filme, lançado em 1977, é o início da parceria com John Williams, que assina as composições musicais de todos os episódios.

 

A trilha sonora é algo muito presente em Star Wars e auxilia no desenvolvimento da narrativa, funcionando como potente direcionador de emoções. É inspirada em obras clássicas, a exemplo das composições de Igor Stravinsky e Richard Wagner, e nas trilhas da era de ouro de Hollywood, por vezes, emprestando e homenageando trechos de algumas destas músicas.  Grande parte das personagens ou cenários têm marcante tema próprio, que são recorrentes dentro de cada filme e ao longo dos episódios. A partir disso, os chamados leitmotifs, ou fio condutor, criação de Wagner, foram reintroduzidos no mercado da cinematografia. John Williams compôs para mais de uma centena de filmes, com destaque para Tubarão, E.T. - O Extraterrestre e A Lista de Schindler, que ao lado de Star Wars: Episódio IV lhe renderam prêmios de Melhor Trilha Sonora Original no Oscar.

 

O compositor inglês Gustav Holst criou uma suíte orquestral de sete movimentos dedicados aos planetas do sistema solar, chamada The Planets (Os Planetas). No tema de Darth Vader, o vilão de Star Wars, é possível notar a alusão ao movimento de Marte ou movimento da Guerra. Já o tema principal da franquia Star Wars faz referência à trilha composta por Erich Korngold para o filme de 1942, Em Cada Coração um Pecado.

 

Star Wars representa um fenômeno na cultura popular em todo o mundo sendo inegável a importância de sua trilha sonora nessa construção.

 

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Ariane Lamarão e Gabriel Paz;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

 

 

 

#PraCegoVer

[Imagem retangular e colorida de pintura das personagens do filme Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. Em volta das personagens estão várias naves espaciais em tamanhos diferentes, uma explosão, uma estação espacial bélica em formato esférico chamada Estrela da Morte e inúmeras estrelas em fundo preto azulado simulando o espaço sideral. Ao centro da imagem está a personagem Luke Skywalker. Ele é branco e tem cabelos lisos castanho claro. Veste figurino branco com cinto preto similar a um kimono. De pé, segura uma uma arma com a mão esquerda, apontada para frente, para onde também direciona o olhar. A esquerda de Luke, ligeiramente de perfil, está a personagem Princesa Leia. Ela é branca, com cabelos castanho escuro presos em um penteado circular. Usa vestido branco longo, com mangas longas e largas. Segura uma arma característica do filme chamada sabre de luz, a qual solta uma luz vermelha. A direita de Luke, ligeiramente de perfil, está a personagem Han Solo. Ele é branco e tem cabelos lisos castanho claro. Veste calça preta, camisa branca de mangas compridas, colete preto e sapatos pretos. Também segura um sabre de luz vermelha. Em frente à Princesa Leia, em escala reduzida, estão as personagens Chewbacca, C-3PO e R2-D2. Chewbacca é um ser alienígena de aparência peluda e robusta, ele é alto e marrom. Não usa roupas, mas tem o corpo coberto de pêlos, incluindo o rosto. C-3PO é um robô de aparência humanóide. Ele é todo dourado e reluzente, não possui roupas ou cabelo. R2-D2 é um robô pequeno, de corpo cilíndrico e cabeça semicircular. Ele é branco e azul, possui dispositivo similar à braços que tocam o chão e permitem sua locomoção. Ao lado direito de Han Solo, em escala reduzida, estão os bustos das personagens Obi-Wan Kenobi e Grand Moff Tarkin. Obi-Wan Kenobi é branco, com cabelos curtos e brancos, bigode e barba também brancos. Grand Moff Tarkin é branco, com cabelos brancos, e está pintado sob uma luz azul. Ao fundo das personagens, em escala grande, o busto de Darth Vader. Ele usa uma máscara/capacete preto e segura com a mão direita um sabre de luz laranja. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas STAR WARS. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]