Faroeste neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema.  O fantástico universo sonoro criado para os filmes westerns italianos atinge seu auge com o filme Era Uma Vez no Oeste. Considerado por muitos como o melhor filme do diretor Sergio Leone, Era Uma Vez no Oeste possui umas das mais belas trilhas musicais da história do cinema, composta por ninguém menos do que o incomparável Ennio Morricone.

Playlist da Edição:

C’era una volta il West

Edda Dell'Orso (intérprete)

Luomo dellarmonicsa

Ennio Morricone (compositor)

De Gemini (harmônica, solista)

La posada nº 1

Sul tetto del treno

Finale

Edda Dell'Orso (intérprete)

Excertos do Roteiro:

Quando falamos de filmes de faroeste músicas com um caráter muito específico ecoam naturalmente em seu pensamento. O responsável pelas maiores composições desse gênero é Ennio Morricone, um dos maiores compositores de trilha sonora de todos os tempos. Suas obras com o diretor Sergio Leone se consagraram no mundo da música e da sétima arte. O imaginário sonoro atual do cinema western é composto por Ennio Morricone.

O épico filme Era Uma Vez No Oeste de 1968 faz parte do cânone dos melhores filmes de todos os tempos, além da direção primorosa de Sergio Leone, as composições de Ennio Morricone elevam o filme a outro patamar. Morricone retoma a assinatura presente em suas composições anteriores ao usar instrumentos populares como a harmônica e guitarra elétrica, além disso a trilha sonora por si já conta uma história através das variações dos leitmotifs de cada personagem.

As primeiras notas musicais a soar no filme Era Uma Vez No Oeste são da harmônica de um dos protagonistas, que é chamado no filme inteiro por Harmônica. Pouco se sabe sobre a personagem que está sempre com sua gaita, o seu tema se repete dessa forma melancólica e intrigante até que se transforma e fica mais intenso. A música Luomo dellarmonica passa de forma bem marcada o crescente do leitmotif do personagem.

Em Era Uma Vez No Oeste, outro protagonista que possui um tema bem interessante é Cheyenne, um bandido foragido, acusado de assassinato. Pouco se sabe sobre a personagem quando ela aparece no filme pela primeira vez, o tema reage de acordo com a personagem, de forma proeminente e temível, porém no decorrer do filme Cheyenne é o que chega mais perto de ser um alívio cômico além de ser um dos heróis da história. O seu leitmotif demonstra exatamente isso, como podemos ouvir a evolução do tema na sequência de La posada no. 1 e Addio a Cheyenne.

Os acontecimentos da história de Era Uma Vez No Oeste giram ao redor de Jill, a viúva que chega a cidade e toma posse de uma porção de terra por onde passará os trilhos do trem, objeto de desejo do vilão. O tema de Jill se diferencia dos outros dois temas apresentados anteriormente por ser composto de uma orquestração belíssima. Existe um contraste da personagem tanto com o ambiente em que ela se encontra quanto com os outros participantes da trama, como podemos ouvir na música que leva o nome da personagem, Jill.

Era Uma Vez No Oeste é um filme magnífico que ressoa sua grandeza através das notas escolhidas por Ennio Morricone. O diretor Sergio Leone decidiu que a trilha sonora deveria ser composta e gravada antes das filmagens começarem. Durante os sets as músicas eram tocadas para que as cenas fossem gravadas em total harmonia com o filme.  A trilha sonora guia literalmente toda a narrativa do longa-metragem. A parceria entre Leone e Morricone nesse filme nos mostra que a junção dos universos cinematográfico e musical pode resultar em obras icônicas para ambas as artes.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Jusef Felipe;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Imagem preto e branco, retangular. O diretor Sergio Leone e o compositor Ennio Morricone sentados concedendo uma entrevista. Sergio Leone está à esquerda, olhando para frente, segurando um microfone. Sergio Leone é um homem branco de meia idade, com uma barba grande e grisalha, usa óculos, um terno cinza riscado, camiseta branca e uma gravata escura. Ennio Morricone está à direita, olhando para baixo, segurando uma revista. Ennio Morricone é um homem branco de meia idade, usa óculos de armação quadrada bem marcante, um suéter com um terno quadriculado por cima. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas ERA UMA VEZ NO OESTE. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]