Admiração à sétima arte neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. Considerada por muitos a obra-prima do compositor Ennio Morricone, a música original para o filme Cinema Paradiso é um belo exemplo do poder que a música tem de influenciar a experiência de uma história. Escrito e dirigido pelo diretor e roteirista italiano Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso é um filme de 1988 que conta a história de Salvatore Di Vita, que quando garoto, então chamado de Totó, fica hipnotizado pelo cinema local e inicia uma amizade com o projecionista Alfredo.

Playlist da Edição:

Nuovo Cinema Paradiso (Titoli)

Totó e Alfredo

Cinema Paradiso

Nuovo Cinema Paradiso tema d'amore

Love Theme

Cinema Paradiso: Original Soundtrack Recording

Ennio Morricone e Andrea Morricone (Compositores)

Excertos do Roteiro:

Considerada por muitos a obra-prima do compositor Ennio Morricone, a música original para o filme Cinema Paradiso é um belo exemplo do poder que a música tem de influenciar a experiência de uma história. Estilisticamente, a música é típica do estilo romântico de Morricone e traz em sua harmonia e melodias uma carga pesada de emoção e sensibilidade. Escrito e dirigido pelo diretor e roteirista italiano Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso é um filme de 1988 que conta a história de Salvatore Di Vita, que quando garoto, então chamado de Totó, fica hipnotizado pelo cinema local e inicia uma amizade com o projecionista Alfredo. Todos os acontecimentos do filme chegam em forma de lembrança quando Salvatore, agora um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

Autor de músicas de filmes de gêneros diversos (romances, política, de temática social, suspenses e western), Morricone é um dos compositores mais versáteis e influentes de todos os tempos e suas composições abrangem uma grande variedade de estilos musicais. Ao longo de sua carreira é responsável pela composição e arranjo para trilha de mais de 500 filmes e programas de televisão.

A música é muito presente no filme todo. Os temas são intensos e apaixonados. Apesar de haver uma extensa repetição do tema principal, este não chega a se tornar cansativo, uma vez que o arranjo sempre se reveste de uma nova forma e o contexto muda a cada sequência. É indiscutível que o filme não teria o mesmo sentido sem a música de Morricone. Pode-se até acusar a música de excessivamente melancólica, melodramática e até mesmo apelativa, mas de maneira alguma, isso tira o mérito da perfeita adequação ao filme, da esplêndida sintonia entre música e história e da incrível sensibilidade de composição. O primeiro trabalho de Morricone para o segundo filme de expressão do diretor Giuseppe Tornatore foi concebido com planejamento criativo. Antes mesmo da fase final de produção do filme, Morricone já estava compondo os temas musicais. Um deles - o belíssimo tema de amor - é parceria com seu filho Andrea Morricone. O filme não apresenta muitas pontuações musicais específicas, não há a presença de comentários musicais ou grande ênfase nas ações. A música busca criar uma atmosfera, um clima, uma base emocional para que a história seja contada.

No programa de hoje conhecemos um pouco da música original do filme Cinema Paradiso do diretor Giuseppe Tornatore, composta pelo grande compositor Ennio Morricone. O filme foi muito premiado internacionalmente e virou um queridinho de público no mundo todo. Sem dúvida alguma, a música de Morricone teve uma grande parcela em todo esse sucesso.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Rodrigo Teodoro;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Imagem colorida, retangular. Um dos pôsteres do filme Cinema Paradiso do diretor Giuseppe Tornatore. Em primeiro plano, e parte superior do pôster pode-se ver o protagonista do filme, Toto, quando criança, sua cabeça com olhar de admiração em volta a uma cortina de teatro vermelha. Abaixo está escrito, centralizado, em amarelo, ONE OF CINEMA’S MOST BEATIFUL FILMS NOW GLORIOUSLY RESTORED FOR THE BIG SCREEN. Abaixo, em letras brancas, TWENTY FIFTH ANIVERSARY, e, logo abaixo, em letras amarelas, CINEMA, abaixo em rosa, PARADISO. Abaixo desses textos uma imagem de muitas pessoas em frente a um prédio branco e majestoso. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas CINEMA PARADISO. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]