Sonoridade orgânica e digital neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. A trilha musical do filme A Chegada, composta por Jóhann Jóhannsson, explora instrumentos, sons da natureza e um elemento peculiar para trilhas musicais de cinema: a voz. Acompanhando momentos de silêncio absoluto ou criando a tensão nas cenas do contato alienígena com os humanos, as composições de Jóhannsson, instigantes e assustadoras, são essenciais na narrativa do filme.

 

 

Playlist da Edição:

First Encounter

Arrival: Original Motion Picture Soundtrack

Jóhann Jóhannsson (compositor)

 

Non-Zero-Sum Game

Arrival: Original Motion Picture Soundtrack

Jóhann Jóhannsson (compositor)

 

 

Excertos do Roteiro:

 

Nesta edição da Série Pauta Musical - Especial Cinema, vamos conversar sobre a trilha sonora do filme A Chegada, composta por Jóhann Jóhannsson. O filme foi dirigido pelo diretor canadense Denis Villeneuve e teve seu lançamento em 2016. A trilha foi extremamente elogiada por conseguir trabalhar com vozes, instrumentos e manipulações digitais e, somado a tudo isso, criar uma clima tenso e assustador que percorre toda a obra. O uso de vozes como instrumento é instigante por ser algo muito pouco explorado em trilha sonoras e por conseguir trazer a questão da comunicação, que é central no filme, também para as músicas que acompanham a obra.

 

O trabalho desenvolvido por Jóhannsson é completamente diferente de filmes que exploram temáticas semelhantes. Ele não desenvolve a clássica trilha sonora de filmes alienígenas, e cria algo quase etéreo combinando vozes, violinos e sons da natureza. Uma música que exemplifica isso muito bem é First Encounter. A música acompanha o primeiro contato entre seres humanos e alienígenas e é espetacular em seus momentos de sutilezas e ainda mais em seus momentos de maior expressividade.

 

Por vezes não é uma trilha agradável de se ouvir fora do contexto fílmico, mas encaixa perfeitamente em todas as situações da obra, desde os momentos mais calmos aos mais eletrizantes. Nesse cenário, por vezes notamos um silêncio quase que absoluto acompanhando os devaneios da protagonista em contraponto a outros em que parece ser possível ouvir a voz dos alienígenas na própria trilha do filme. Uma das trilhas mais emocionantes da obra, que trabalha com essa variação entre sons comuns a nós, humanos, e o que imaginamos como alienígena é a música Non-Zero-Sum Game.

 

O compositor teve muito espaço para experimentar e explorar com sons. Ele e o diretor tiveram várias experiências anteriores e, nesse filme, Villeneuve quis saber o que Jóhannsson poderia criar tendo total liberdade criativa.

 

A trilha de Jóhansson não é somente música de fundo para o filme. Ela é personagem que emociona e conduz a obra, gera estranheza alienígena e, quando não está presente, o silêncio produz momentos verdadeiramente humanos na obra. É uma trilha que gera contrastes de volume e estranheza e é precisamente nesse ponto que ela atinge seu maior êxito, ao se tornar importante para o filme até mesmo quando não está presente.

 

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Gabriel Pimentel e Jéssica Barros;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

 

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

 

 

 

#PraCegoVer

[Imagem retangular. Foto colorida. Jóhann Jóhannsson, homem branco, careca, com barba ruiva e óculos preto, segura um prêmio do Globo de Ouro vestindo um terno preto clássico. Sua expressão é neutra. O fundo é azul. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas JÓHANN JÓHANNSSON - A CHEGADA. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]