Banner - Pauta Musical

Sutileza neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. A trilha musical do filme Ela, de Spike Jonze, é o tema. A trilha foi composta pela banda Arcade Fire em parceria com o músico Owen Pallett e se alterou drasticamente durante o processo criativo. A banda de rock e pop canadense não tinha experiência com trilhas para filmes até surgir essa oportunidade, quando eles se deixaram guiar pelos sentimentos e emoções que a obra evoca e criaram uma trilha belíssima que dá ainda mais vida e profundidade a um filme que fala sobre relacionamentos e tecnologia.

 

 

Playlist da Edição:

Song on the Beach

Her: Original Motion Picture Score

Arcade Fire e Owen Pallett (compositores)

 

Loneliness #3 Night Talk

Her: Original Motion Picture Score

Arcade Fire e Owen Pallett (compositores)

 

 

Excertos do Roteiro:

 

Neste episódio da série Pauta Musical - Especial Cinema, vamos falar sobre a trilha musical do filme Ela, de Spike Jonze, composta pela banda de rock e pop canadense Arcade Fire e pelo músico Owen Pallett. Ela é um filme sobre amor, tecnologia e relações humanas. A trilha da obra, cheia de violinos e pianos, cria a estrutura sentimental para que o filme emocione. Os sentimentos que o filme busca criar ganham forma apenas quando a trilha entra em ação para explorar desde a solidão, até a euforia extrema de se estar apaixonado com uma sutileza encantadora.

 

A banda Arcade Fire não tinha experiência na criação de trilhas para filmes, até surgir essa oportunidade e eles se deixarem guiar pelo talento que possuem e pelos sentimentos que o filme evoca. Song on the Beach é uma música que faz parte da diegese do filme, ou seja, faz parte do universo compartilhado pelas personagens e pelos espectadores. Em determinado momento da obra, o sistema operacional que ganha voz pela interpretação de Scarlett Johansson compõe a música para que, de alguma forma, consiga expressar o sentimento de estar na praia com a personagem interpretada por Joaquin Phoenix. É precisamente nesse momento que podemos analisar a trilha musical da obra, que não busca acompanhar o humor da cena, mas expressar os sentimentos das personagens de alguma forma, principalmente os do sistema operacional, já que apenas ouvimos sua voz o tempo inteiro e não podemos acompanhar suas expressões faciais e gestos.

 

O interessante é que a trilha do filme se alterou completamente durante o processo de criação. Will Butler, um dos compositores, comenta em entrevistas que a ideia inicial continha sintetizadores e, aos poucos, foi focando mais no piano e no violino para criar esses sentimentos mais sutis, mas ainda profundos das personagens. Uma das músicas da trilha que vale destaque pelo seu poder de criar a melancolia da personagem e o sentimento de solidão que ele sente é Loneliness #3 Night Talk, composta pela banda Arcade Fire, acompanha a conversa dos personagens em uma noite sobre casamentos, términos e relacionamentos.

 

É fascinante assistir ao filme e acompanhar essa orquestração de sentimentos durante a obra. As músicas sobrevivem muito além do filme, Photograph, Sleepwalker ou Dimensions são composições que podem ser ouvidas fora do contexto fílmico e ainda trazerem sensações profundas. A trilha do filme sucede naquilo que a obra tem de melhor: ser simples, minimalista e, mesmo sendo uma realidade futurista e de ficção científica, não se entrega a uma grandeza que normalmente acomete filmes do gênero, mas foca nos sentimentos, nas sensações, nas dinâmicas e nas relações entre as personagens. É precisamente nesse ponto que tanto o roteiro quanto a trilha musical alcançam uma primazia extraordinária.

 

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Gabriel Pimentel;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

 

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

 

 

 

#PraCegoVer

[Imagem retangular. Foto colorida de Win Butler e Régine Chassagne, da banda Arcade Fire. Eles estão em um estúdio de gravação musical. Win Butler está em primeiro plano, de perfil. Ele é um homem branco com aparência por volta de 30 anos, ele usa um fone de ouvido que cobre suas orelhas, uma camisa branca sob um suéter escuro. Na sua frente há um microfone, ele olha para baixo. No fundo, vemos uma janela com vitrais e duas mesas de som no centro direito e um piano na esquerda. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas ELA - ARCADE FIRE. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]