Música brasileira neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. O filme Aquarius conta a estória de Clara, personagem interpretada por Sonia Braga. Uma jornalista aposentada, 65 anos, viúva e mãe de três filhos. Clara é moradora do Edifício Aquarius, localizado na avenida Boa Viagem, em Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. A trama é pautada na resistência de Clara em abandonar o imóvel. O filme foi indicado em 2016 à Palma e Ouro no Festival de Cannes, momento em que o diretor e o elenco protestaram a acontecimentos políticos vividos no Brasil no final daquele ano. Em uma metalinguagem a obra se transformou em ato de resistência, assim como se deu na trama.

Playlist da Edição:

As Duas Estações Nordestinas “Chuva”

Aquarius: Trilha Sonora

Mateus Alves (compositor)

Dois Navegantes

Aquarius: Trilha Sonora

Ave Sangria (compositor)

Excertos do Roteiro:

A trilha sonora de Aquarius vai do popular ao clássico. Um dos músicos presentes na obra é Mateus Alves, nascido em Recife, 1982. Foi selecionado em 2008 para integrar a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música.

A obra "As Duas Estações Nordestinas" compõe a trilha sonora de Aquarius. Ela presta uma homenagem a Clóvis Pereira, expoente vivo da música pernambucana. Esta suíte orquestral, objeto da monografia de Mateus Alves segue influência direta do Movimento Armorial, desenvolvido por Clóvis em parceria com o maestro Guerra-Peixe.

A trilha sonora escolhida para Aquarius privilegiou a música brasileira, não só com músicos consagrados como Gilberto Gil, Vinícius de Moraes e Maria Bethânia, mas com artistas locais. Esse é o caso da banda recifense Ave Sangria, um conjunto musical de rock psicodélico, que se tornou um dos expoentes da cena musical pernambucana dos anos 70. Inicialmente chamado de Tamarineira Village, o conjunto mudou de nome por sugestão de uma cigana que os integrantes conheceram no interior da Paraíba.  Seu trabalho mais conhecido é o álbum Ave Sangria de 1974.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Josianne Diniz;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Imagem colorida, retangular. Kleber Mendonça, diretor do filme, está de costas para a foto e abraça Sônia Braga, com apenas uma das mãos. Kleber veste blusa preta e calça jeans clara. Ele é um homem de meia idade, cabelo preto. Sônia Braga é uma mulher magra, de cabelos pretos. Ela veste uma blusa florida de mangas longas e saia marrom também longa. Ela está com o cabelo amarrada em coque. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas AQUARIUS. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]