Singeleza e vivacidade neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. O compositor ítalo-americano, Michael Giacchino conquistou muitos admiradores principalmente pelos seus trabalhos em filmes de animação. A valorização do contexto fílmico, fusão de referências musicais são características das obras desse talentoso músico e cineasta hollywoodiano. Alguns de seus filmes são Up: Altas aventuras (2009), Divertidamente (2015) e Os Incríveis (2004).

Playlist da Edição:

Ratatouille Main Theme

Ratatouille: An Original Walt Disney Records Soundtrack

Bundle of Joy

Inside Out: Original Motion Picture Soundtrack

La Luna

Music from Pixar's "La Luna" short animation

Married Life

Up: The Original Walt Disney Records Soundtrack

Tim Simonec (regente)

Día de los Muertos

Coco: Original Motion Picture Soundtrack

The Glory Days

The Incredibles: Original Motion Picture Soundtrack

Star Trek Main Theme

Star Trek Beyond: Music From The Motion Picture

Excertos do Roteiro:

Os filmes nos contam histórias de diferentes formas. Podem ser animações divertidas e excêntricas, viagens no espaço com direito a explosões, ou mesmo missões de espionagem. Nesses cenários que as obras de Michael Giacchino ganham vida, de uma maneira até singela, e nem por isso, menos marcante. Michael Giacchino é um compositor que apaixonou-se por cinema ainda na escola de Artes Visuais de Nova York, começou a se envolver em produções cinematográficas e conseguiu um estágio na Disney onde trabalha até hoje. Giacchino, que com 10 anos de idade brincava de criar músicas no fundo de animações stop motion, graduou-se em 1990 como Bacharel em Belas Artes em seguida ingressou na Juilliard, a famosa escola de música, e acabou se tornando um influente compositor de trilhas para as séries, filmes e jogos.  Ao longo de sua carreira Giacchino já compôs as trilhas sonoras das séries: Lost, Fringe, Alias e infiltrados. E para os jogos Secret Weapons Over Normandy e Call of Duty.

No cinema alguns dos seus mais conhecidos trabalhos estão em: Missão Impossível III, a trilogia Star Trek, Up: Altas Aventuras, Os Incríveis, Ratatouille, Rogue One: uma história de Star Wars, e Coco, Viva: A vida é uma festa, animação que ganhou o Oscar em 2018. As animações produzidas pela Disney e Pixar que exploram muito dos sentimentos nostálgicos de infância e das emoções humanas em geral fazem muito bom proveito de uma capacidade de Michael Giacchino:  a de criar cenários afetivos com suas composições ao longo dos anos essa colaboração já rendeu troféus em muitas premiações entre elas: Oscar, Grammy, Emmy, BAFTA e Globo de Ouro. Nas trilhas de Guiacchino, as músicas parecem de fato, pertencer a cena que se assiste. O que acontece na sua música Married Life, composta para o filme Up: Altas Aventuras, composição de Michael Giacchino e produzida por Chris Montan, ganhadora do prêmio de Melhor composição instrumental na edição do Grammy de 2010.

Um grande desafio para as trilhas de ação é elevar a adrenalina e criar o clima perfeito, levando o espectador para dentro das explosões e perseguições. O tema da animação, Os incríveis, é um bom exemplo de trilhas que não só funcionam no filme, como evocam a memória do espectador.  Misturando elementos modernos com as peças orquestrais, Giacchino cria uma fusão sonora, somando elementos como música popular francesa, ritmos latinos, como na trilha sonora de Viva: A vida é uma festa, e até distorção eletrônica, com um único objetivo: expandir os sentidos do espectador e a experiência de ir ao cinema. Michael Giacchino é atemporal mesmo sendo um compositor jovem e bem inserido em sua época porque concilia em sua obra suas influências musicais e a coerência com a história a ser contada, seus personagens e suas paisagens. Compreendendo que na jornada do cinema, o som é o guia.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Paloma Martins;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Na primeira imagem, colorida, Michael Giacchino, aparece com um semblante tranquilo. Ele é um homem branco, de quase 50 anos de idade, olhos, cabelos e barba castanhos sendo que estes já grisalhos com entradas na frente. Sua testa é proeminente e ele usa óculos de grau pretos e arredondados. Ele usa uma camisa jeans escura abotoada com uma camisa branca por dentro, parece estar dentro de uma sala, mas o local está desfocado com tons de branco, marrom, amarelo e azul. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas MICHAEL GIACCHINO. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]