Trilhas japonesas neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. Um dos mais aclamados compositores japoneses para cinema, muito conhecido por seu trabalho em parceria com o diretor Hayao Miyazaki, em filmes como Nausicaa do Vale do Vento (1984), Meu Amigo Totoro (1986) e A Viagem de Chihiro, Joe Hisaishi é indiscutivelmente o compositor para cinema mais importante do Japão na atualidade.

 

 

Playlist da Edição:

Summer

Kikujiro: Music from The Motion Picture

Joe Hisaishi (compositor)

 

The path in the Wind

My Neighbour Totoro: Original Soundtrack

Joe Hisaishi (compositor)

 

Day of the river

Spirited Away: Original Soundtrack

Joe Hisaishi (compositor e regente)

Orquestra Filarmônica New Japan

 

One summer’s day

Spirited Away: Original Soundtrack

Joe Hisaishi (compositor e regente)

Orquestra Filarmônica New Japan

 

Princess Mononoke Theme Song

Princess Mononoke: Music from The Miramax Motion Picture

Joe Hisaishi (compositor)

Hiroshi Kumagai (regente)

Orquestra Filârmonica da Cidade de Tóquio

 

 

The Legendo of Ashitaka Theme

Princess Mononoke: Music from The Miramax Motion Picture

Joe Hisaishi (compositor e regente)

New Japan Philharmonic World Dream Orchestra

 

 

Excertos do Roteiro:

 

Um dos mais aclamados compositores japoneses para cinema, com uma incrível carreira solo que passa pelo minimalismo, música eletrônica, música erudita e música tradicional japonesa, Joe Hisaishi é indiscutivelmente o compositor para cinema mais importante do Japão na atualidade. Além do enorme sucesso em seu país de origem, desfruta de um status de culto internacional entre os fãs de animação e cinema japonês. Hisaishi ganhou a rara distinção de ser tanto celebrado pela crítica quanto extremamente bem-sucedido entre o público geral. Parte da sua popularidade e grande parte de seu trabalho como compositor para cinema vem de suas colaborações com dois respeitados diretores japoneses: Takeshi Kitano e Hayao Miayazaki. Esses dois mestres do cinema japonês não podiam ser mais diferentes; enquanto Kitano cria filmes de drama voltado para o público adulto, regularmente com a temática de gangsteres de uma violência crua e que choca, Miyazaki cria filmes animados de fantasia que celebram a beleza da juventude e da natureza, que acumulam um enorme sucesso comercial. Embora componha para gêneros tão contrastantes, o estilo composicional de Hisaihi é sempre identificado muito claramente.

 

Nascido em Nakano, Japão, 1950, Mamoru Fujisawa estudou música desde muito cedo, mas só iniciou seus estudos formais em música em Tóquio na renomada Universidade Kunitachi College of Music. Tanto a música eletrônica quanto o minimalismo americano, com influência direta de Steve Reich e Terry Riley, tiveram bastante influência em suas composições iniciais. Assim que começou a fazer sucesso, adotou o nome artístico Joe Hisaishi, inspirado pelo grande produtor e músico afro-americano Quincy Jones - o kanji para Hisaishi se lê Kuishi, que soa próximo de Quincy. Após o filme Nausicaa e o Vale do Vento, de 1984, sua parceria e amizade com Miyazaki elevariam sua fama a um nível internacional. A colaboração com o renomado diretor e membro fundador do estúdio de animação Studio Ghibli, lhe rendeu prêmios e notoriedade internacional.

 

Lançado em 2001, a animação A Viagem de Chihiro é um dos mais aclamados filmes do diretor Hayao Miyazaki, considerado pelo público um dos seus melhores trabalhos. É o longa mais bem-sucedido da história do cinema japonês. O filme ficou tão popular fora do Japão, que em 2003 ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação. Com uma orquestração construída em volta ao piano, uso de melodias simples, e uma palheta de vibrantes motivos, que abordam emoções como amor, solidão e juventude, aqui a música de Hisaishi converge para um dos seus melhores trabalhos.

 

A exuberância de seu trabalho com as cordas se tornou uma marca registrada do som de Hisaishi. O modo como ele utiliza as cordas funciona perfeitamente com as épicas e belas paisagens animadas de Miyazaki. Um bom exemplo desse modo de composição de Hisaishi é visto na música composta para o filme Princesa Mononoke, animação de enorme sucesso mundial e aclamado pela crítica do diretor Hayao Miyazaki. Nesta obra Hisaishi nos apresenta uma música que reflete a história épica do filme que retrata uma batalha entre deidades animais e humanos no Japão do século XIV.

 

No programa de hoje conhecemos um pouco da versátil e brilhante carreira do compositor japonês Joe Hisaishi, popular pelo seu trabalho com o diretor Hayao Miyazaki em filmes como A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro. Hisaishi é com certeza um dos compositores para cinema mais importantes no cenário midiático japonês.

 

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Rodrigo Teodoro;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

 

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

 

 

 

#PraCegoVer

[Imagem colorida, retangular. Pintura colorida do compositor japonês Joe Hisaishi e personagens dos filmes do Studio Ghilbli para os quais fez a trilha sonora, da pintora Riley Anderson. Em primeiro plano, pode-se ver Hisaishi, com meio sorriso, veste uma jaqueta preta por cima de uma camisa cinza. Em volta da sua imagem temos os personagens de filmes do Studio Ghibli, para os quais fez a trilha sonora. No canto inferior direito, temos a personagem KiKi do filme O Serviço de entregas da KiKi, veste um vestido azul e laço rosa na cabeça. Logo acima a personagem principal do filme Nausica do Vale do Vento, veste azul e tem os cabelos vermelhos. Logo acima os personagens do filme O Castelo no Céu. Acima temos o personagem principal do filme Porco Rosso, um porco que veste um casaco e chapéu marrom, e óculos escuros e um grande bigode. No topo central da imagem temos a personagem principal do filme A Viagem de Chihiro, veste rosa e tem cabelo preso. Ao lado o personagem principal e sua esposa do filme Vidas ao vento. Abaixo, a personagem do filme A Princesa Mononoke. Abaixo o personagem principal do filme Ponyo, Uma amizade que veio do Mar. Abaixo o personagem sob qual trama do filme gira em torno, a criatura totoro do filme Meu Amigo Totoro. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas JOE HISAISHI. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]