O criador da trilha de O Senhor dos Anéis neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. Nascido em Toronto, Shore estudou música na Berklee College of Music, em Boston. Compôs diversas trilhas para cinema como para os diretores Martin Scorsese, David Fincher, Jonathan Demme. Tendo parceria de longa data com o Diretor David Cronenberg. Ganhador de vários prêmios e com vasta produção de trilhas sonoras, Shore deixa um enorme legado para a música e para o cinema.
Playlist da Edição:
The Lord of the Rings Opening Theme
The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring: Original Motion Picture Soundtrack
Howard Shore (compositor e regente)
Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga
The Shadow of the Past
The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring: Original Motion Picture Soundtrack
Howard Shore (compositor e regente)
Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga
The Fellowship
The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring: Original Motion Picture Soundtrack
Howard Shore (compositor e regente)
Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga
Excertos do Roteiro:
Howard Leslie Shore compositor canadense, nascido em 1946 em Toronto, carrega na bagagem a composição de algumas dezenas de trilhas para cinema. Shore estudou música na Berklee College of Music, em Boston. Compôs para diversos diretores, tais como: Martin Scorsese, David Fincher, Jonathan Demme. Contudo, sua maior parceria foi com o Diretor David Cronenberg, para quem compôs sua primeira trilha, The Brood, em 1979, dando origem a uma longa parceria.
Em 1991, Shore compôs a trilha sonora para o aclamado filme O Silêncio dos inocentes, pela qual recebeu sua primeira indicação ao BAFTA Award. Mas o seu grande sucesso veio em 2001, quando compôs a trilha A Sociedade do Anel, para o primeiro filme da sequência O Senhor dos Anéis. Com essa trilha ele venceu seus primeiros Oscar e Grammy, sendo indicado ainda ao Globo de Ouro e ao BAFTA.
Shore, venceu o Grammy pela trilha de As Duas Torres, segundo filme da sequência, não sendo indicado ao Oscar por uma regra polêmica imposta naquele ano, época em que também recebeu uma indicação ao BAFTA, pela trilha de Gangues de Nova Iorque.
2003, foi um ano de grandes conquistas na carreira de Howard Shore, obteve seu maior sucesso com a trilha para O Retorno do Rei último filme da trilogia O Senhor dos Anéis, vencendo seu segundo Oscar de Melhor Trilha Sonora, e seu primeiro Oscar de Melhor Canção Original por Into the West, dividido com Fran Walsh e Annie Lennox. Ganhou ainda seu primeiro Globo de Ouro, seu terceiro e quarto Grammys, e uma indicação ao BAFTA.
Ganhador de vários prêmios e com vasta produção de trilhas sonoras, Shore deixa um enorme legado para a música e para o cinema. Sua obra perpassa por décadas e variadas produções, que fizeram história.
Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Apresentação: Ana Lucia Andrade;
Pesquisa, Roteiro e Edição: Jéssica Barros;
Direção: Elton Bruno Pinheiro;
Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.
Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.
#PraCegoVer
[Imagem colorida, quadrada, com borda azul. O compositor Howard Shore olha para a frente com o queixo apoiado em uma das mãos que está fechada. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas HOWARD SHORE. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]