Trilhas de filmes premiados neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema.  Em Paris, 1961, nascia Alexandre Michel Gérard Desplat. Filho de pai francês e mãe grega, desde cedo ouvia peças de grandes compositores como Ravel e Debussy, além de manter contato com o Jazz. Aos cinco anos começou a tocar piano e em seguida, trompete, vindo pouco depois a definir a flauta como seu instrumento principal. Juntamente com sua educação musical de viés mais clássico, Desplat interessou-se também pelas músicas brasileira e africana, que despertaram nele o desejo de conhecer o universo das trilhas sonoras.

 

 

Playlist da Edição:

Daylight Express to Lutz
The Grand Budapest Hotel: Original Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

Avenue du bois
Coco Before Chanel: Original Motion Picture Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

The Imitation Game
The Imitation Game: Original Motion Picture Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

Alan Turing´s Legacy
The Imitation Game: Original Motion Picture Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

Elisa´s theme
The Shape of Water: Original Motion Picture Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

The Shape of Water Theme
The Shape of Water: Original Motion Picture Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

Philomena Theme
Philomena: Original Motion Picture Soundtrack

Alexandre Desplat (compositor)

 

Griet´s Theme
Girl with a Pearl Earring: Original Motion Picture Score

Alexandre Desplat (compositor)

 

 

Excertos do Roteiro:

 

Em Paris, 1961, nascia Alexandre Michel Gérard Desplat. Filho de pai francês e mãe grega, desde cedo já ouvia peças de grandes compositores como Ravel e Debussy, Desplat interessou-se também pelas músicas brasileira e africana, despertando nele o desejo de conhecer o universo das trilhas sonoras.  Desplat compôs extensivamente para filmes, tanto na França como em Hollywood, e, desde 1985, já somam mais de 170 trilhas creditadas em seu nome.  Desplat também escreveu músicas para peças de teatro e, como maestro, conduziu apresentações da Orquestra London Symphony e da Orquestra Royal Philharmonic.

 

Depois de compor músicas para mais de 50 filmes europeus e de ser nomeado para dois César Awards, Alexandre Desplat despontou em Hollywood com a trilha sonora de Moça Com Brinco de Pérola, que lhe valeu nomeações ao Globo de Ouro, BAFTA e European Film Awards.

 

Em 2007, sua carreira internacional se consolidou ao compor trilhas para os filmes Desejo e Perigo, A Bússola de Ouro, e, sobretudo, A Rainha, filme pelo qual ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Em 2009, recebeu sua terceira indicação ao Oscar e uma ao BAFTA pela sua trilha composta para O Fantástico Senhor Raposo, de Wes Anderson.

 Desplat fez parceria com o diretor Wes Anderson e compôs a trilha sonora de várias obras dele. O filme O Grande Hotel Budapeste fica ainda mais interessante com a trilha sonora criada por Alexandre Desplat, que se inspirou em música folclórica russa e óperas clássicas para dar vida ao Hotel Budapeste.

 

  Em Moonrise Kingdom, a trilha sonora também tem destaque. A trama do filme se passa em meados da década de 1960, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra.   Logo na abertura do filme, Suzy, em companhia de seus irmãos pequenos, ouve em uma vitrola portátil um disco de vinil com uma gravação de The Young Person’s Guide to the Orchestra, Op. 34, obra composta em 1946 pelo britânico Benjamin Britten. A peça serve para introduzir o espectador ao universo de Suzy.

 

 Outra obra de Desplat que ganhou grande reconhecimento de críticos e do público, foi a trilha sonora composta por ele para o filme A forma da água, longa metragem do aclamado diretor de cinema Guillermo Del Toro. As músicas desenham com maestria e singeleza as emoções da protagonista, que é muda. Nas canções, ficam claras as raízes francesas do compositor e a atmosfera subaquática do filme.

 

Desplat, é um músico e maestro talentoso, um orquestrador sensível e um compositor brilhante. Essa mistura é o que faz sua obra ser tão completa, única e encantadora. Desplat cria trilhas que engrandecem os filmes, aprofundam as cenas e levam o público em transe, por uma viagem ao fantástico mundo do cinema.

 

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Josianne Diniz e Paloma Martins;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

 

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

 

 

 

#PraCegoVer

[Imagem em preto e branco, retangular, do compositor Alexandre Desplat. Ele aparece dos ombros para cima e usa uma blusa preta. Ele é um homem branco de meia idade, de cabelos pretos e nariz grande e aquilino. Ele está olhando diretamente para a câmera. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas ALEXANDRE DESPLAT. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]