Premiado compositor neste episódio da Série Pauta Musical – Especial Cinema. O alemão, Hans Zimmer, compositor de diversas trilhas de filmes e minisséries de televisão, como O Rei Leão, Gladiador, Batman Begins e Interstellar. Possui mais de 110 prêmios de 178 indicações na carreira, sendo o segundo compositor de trilha sonoras para filmes mais premiado da história. Seu primeiro sucesso foi a trilha Rain Man, que lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Playlist da Edição:

Rain man - Theme

Rain Man: Original MGM Motion Picture Score

This Land

The Lion King: Original Motion Picture Soundtrack

Jack Sparrow

Pirates of the Caribbean - Dead Man's Chest: Soundtrack from the Motion Picture

Excertos do Roteiro:

Nos anos 80, o compositor alemão Hans Zimmer começou a compor e produzir trilhas sonoras para filmes e minisséries de televisão. Desde então, tem composto músicas para muitos filmes como O Rei Leão, Gladiador, Batman Begins e Interstellar. A música ao fundo pertence à trilha de Rain Man, o primeiro sucesso do compositor, que lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Conhecido como ‘o rockstar das trilhas sonoras’, nasceu em Frankfurt, em 1957, e iniciou sua carreira musical em bandas de new wave, tocando teclado e instrumentos sintetizadores. Seu estilo é caracterizado pelo uso predominante de sons metálicos, combinados com coro de vozes marcantes.

Aos 38 anos, em 1995, ganhou seu primeiro Oscar pelo trabalho em O Rei Leão, que ironicamente quase não aconteceu. Em entrevista, Zimmer explica que inicialmente relutou em aceitar o convite da Disney para fazer a trilha sonora mas acabou aceitando para que sua filha, na época aos 6 anos de idade, fosse à première de um filme dele pela primeira vez.

Com dezenas de trilhas compostas, diversos prêmios no Oscar e no Globo de Ouro e uma estrela na Calçada da Fama, Hans Zimmer é reconhecidamente um mestre das trilhas sonoras e um artista de grande importância para o cinema mundial.

Série Pauta Musical – Especial Cinema: Um Passeio pela Magia da Música que Encanta e Completa o Universo Sonoro Cinematográfico. Uma realização da MUSICABILE em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília no Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Este projeto recebe o incentivo do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Apresentação: Ana Lucia Andrade;

Pesquisa, Roteiro e Edição: Gabriel Paz;

Direção: Elton Bruno Pinheiro;

Apoio: Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB.

Acompanhe, curta, compartilhe e envie seus comentários e sugestões pelas páginas do Programa Pauta Musical e do LabAudio UnB no Facebook e Instagram.

#PraCegoVer

[Imagem preto e branco, quadrada, Hans Zimmer, compositor de trilhas, homem adulto, branco, cabelos pretos e pouca barba branca. Usa roupa preta, sendo casaco e blusa preta. Meio sorriso e olhando de frente para fotografia. No lado superior esquerdo da imagem está a logo do programa Pauta Musical, Série Especial, Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Na parte inferior da imagem, ao centro, há uma caixa de texto azul onde está escrito em letras brancas HANS ZIMMER. Abaixo da caixa de texto há uma faixa branca contendo as seguintes indicações: realização: logo da UnB, logo do LabAudio, logo da Musicabile; fomento: logo no Fundo Nacional da Cultura, logo do Governo Federal.]