Seja bem vindo(a) à página da Série Pauta Musical – Especial Cinema

  

O principal objetivo do Projeto de Extensão Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais, coordenado pelos Professores Elton Bruno Pinheiro e Carlos Eduardo Esch, no âmbito do Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, com fomento do Fundo Nacional de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, foi o de acompanhar, refletir e contribuir coletivamente e experimentalmente para o aperfeiçoamento das etapas de criação, roteirização, produção, realização e propagação/expansão do Programa Pauta Musical que, além da Rádio Câmara, é transmitido em aproximadamente duas mil e quatrocentas emissoras radiofônicas parceiras em todo o território brasileiro, incluindo todas as capitais do país. É também foco do Projeto promover a presença e atuação do Programa no ambiente digital convergente e articulado em rede, de modo particular, no ambiente das redes sociodigitais.

 

 

Como fruto de um processo de pesquisa orientada, produzimos 20 (vinte) programas inéditos em áudio, com versões expandidas para o ambiente web, do Pauta Musical, sendo o que o tema desse conjunto de programas foi definido, em metodologia compreensiva, entre os(as) bolsitas – Ariane Lamarão, Gabriel Paz, Gabriel Pimentel, Jéssica Barros, Josianne Diniz, Jusef Felipe, Paloma Martins e Rodrigo Teodoro –  a partir de seus interesses postos em diálogo com os objetivos do Programa. Foi então que surgiu a ideia de produção do conteúdo Série Pauta Musical – Especial Cinema, acolhido pela produtora e diretora, Ana Lúcia Andrade, da Musicabile – Produções e Projeto Musicais em Arte, Educação e Cultura, entidade parceira no Projeto e coprodutora da Série.

 

Na série em áudio, 10 (dez) programas abordam a obra de compositores(as) de trilhas sonoras de diferentes nacionalidades: Alan Menken, Alexandre Desplat, Danny Elfman, Ennio Morricone, Hans Zimmer, Howard Shore, Joe Hisaishi, Mica Levi, Michel Giacchino e Sérgio Ricardo; e outros 10 (dez) programas exploram o universo de trilhas de obras fílmicas específicas de diferentes gêneros: A Chegada, Aquarius, Cinema Paradiso, Ela, Era uma vez no Oeste, La La Land, O Poderoso Chefão, Os miseráveis, Star Wars e Up! Altas Aventuras.

 

Desejamos a você, nosso(a) ouvinte-leitor(a), um excelente passeio pela magia da música que encanta e completa o universo sonoro cinematográfico.