Graduação em Comunicação Organizacional

Código: 202541

Elton Bruno Pinheiro

Ementa

As teorias, história, técnicas e práticas do jornalismo voltado para o rádio e a televisão. As funções do áudio no ambiente multimídia. Os processos de apuração, produção e edição em Telejornalismo.

Bibliografia Básica

ALCURE, Lenira. Telejornalismo em 12 lições. Televisão, vídeo, internet. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2011.
BARBEIRO, Heródoto. LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Radiojornalismo Produção, Ética e Internet. São Paulo: Campus, 2001.
_____. Manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: métodos de investigação na imprensa . Petrópolis: Vozes, 2009.
Bibliografia complementar:

Bibliografia Complementar

CRUZ NETO, João Elias da. Reportagem de televisão. Como produzir, executar e editar. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 3. ed. São Paulo: Summus, 2001.
PATERNOSTRO, Vera Iris. O Texto na tv: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
PRADO, Flavio. Ponto eletronico: Dicas para fazer telejornalismo com qualidade. São paulo: Limiar, 2005.
PRADO, Magaly. Produção de Rádio. Um manual prático. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

A natureza radiofônica e a construção de reportagens;
Os elementos técnicos, recursos, o som como elemento complementar da informação radiofônica;
O preenchimento das laudas; a montagem do espelho
Os elementos da reportagem: a pauta, apuração, edição, apresentação em TV e rádio;
As tendências, perspectivas e técnicas para uso do áudio e vídeo na internet;
O conceito de informação, os elementos constitutivos da matéria telejornalística;
As rotinas de produção, os papéis do produtor, repórter, editor;
A notícia institucional.