Esta publicação contém texto alternativo


Seja bem-vinda, seja bem vindo! O “Elas por Elas” é um podcast sobre mulheres na política.


O episódio piloto integra o Projeto de Conclusão do Curso de Jornalismo de autoria de Flávia Said, que roteiriza, produz e apresenta o podcast, sob orientação do Prof. Dr. Elton Bruno Pinheiro.🎙

Para além dos frustrantes dados de representação feminina em cargos eletivos, vamos debater como mulheres se fazem presentes nos espaços de poder. ♀️

Os assuntos que norteiam a presença e a representatividade de mulheres na política são apresentados através de entrevistas com mulheres que trabalham nos bastidores do poder, no marketing político, em eleições, assessorando parlamentares, atuando em movimentos da sociedade civil e pesquisando o assunto na Academia.

Acompanhe a gente também por meio das redes de comunicação online @elasporelaspodcast.

 

Vamos juntas?
 

  

Elas por Elas · Episódio-piloto: A cobertura jornalística de mulheres na política

 

#EpisodioAcessivel

No episódio-piloto, a apresentadora começa apresentando a série e seus objetivos, bem como expondo que o podcast integra o projeto de conclusão de curso para obtenção do grau de bacharel em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).

Depois da apresentação das convidadas, a pesquisadora Elen Geraldes e a jornalista Gisele Pimenta, inicia-se a primeira parte das entrevistas. Em primeiro lugar, é apresentada uma pesquisa sobre o perfil dos jornalistas empregados em veículos de comunicação no Brasil. Após uma discussão preliminar sobre o tema, parte-se para um clipe de áudio no qual são ouvidas três jovens mulheres que comentam a forma como a mídia representa mulheres na política. O clipe é o pontapé para uma discussão que se desdobra até uma terceira parte, com outro clipe de áudio.

Nessa segunda inserção sonora, é apresentada uma edição de votos de deputados federais na votação para abertura do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). São ouvidos os votos do então deputado Jair Bolsonaro, e de outros três deputados – Jean Wyllys, Jandira Feghali e Margarida Salomão –, além de sons ambientes de outros parlamentares.

Por fim, a conversa acaba depois de uma discussão sobre responsabilidade midiática, erros e acertos na cobertura do processo de impeachment e diferenças na forma como a mídia lidava com uma presidenta mulher em comparação com presidentes homens.

Convidadas e apresentadora se despedem, com um convite para acompanhamento dos próximos episódios. O piloto se encerra com créditos e trilha final.


Confira aqui a Transcrição Acessível do Roteiro do Episódio Piloto.

 

  

 

A imagem de capa desse episódio é quadricular e colorida, com fundo rosa claro. Na parte esquerda da imagem há duas pessoas em cor amarela e sem rosto que concedem entrevista. Na parte central e direita da imagem há um amontoado de jornalistas, também amarelos e sem rosto, que põem seus microfones na direção dos entrevistados à esquerda. Nesse amontoado que ocupa o centro e a parte direita da imagem há uma jornalista que se destaca. Ela é negra de pele clara, tem cabelos castanhos, usa óculos de grau, uma camiseta de cor rosa bem clara e um terno azul escuro. Na mão direita, direcionada ao entrevistado à esquerda, ela segura um microfone cinza escuro com a canopla vermelha.

Na parte inferior da imagem, à esquerda e boa parte do centro, há uma caixa retangular de cor preta com o enunciado "A Cobertura Jornalística de Mulheres na Política" em cor branca e com tipografia de serifas marcadas.

 

#PraTodosVerem #PraCegoVer #ImagemAcessivel #PodcastAcessivel #ElasPorElas #LabAudioUnB

 

 

 Escute o nosso teaser: 

 

Elas por Elas · Vem aí o 'Elas por Elas'

 

#TeaserAcessivel

Neste teaser do podcast “Elas por Elas”, a host Flávia Said dá as boas-vindas às ouvintes e apresenta a série. Em cerca de dois minutos de áudio, são expostos números sobre a presença de mulheres em espaços de poder, evidenciando a baixa representação nos três Poderes da República. Em seguida, é apresentado o objetivo da série: entrevistar mulheres que trabalham nos bastidores do poder, no marketing político, em eleições, assessorando parlamentares, atuando em movimentos da sociedade civil e pesquisando o assunto na academia. A ideia é ir além dos dados que evidenciam a baixa representação de mulheres e discutir as formas como elas fazem política. No final, a apresentadora faz um convite para que todas e todos acompanhem os demais episódios.


Confira aqui a íntegra da Transcrição Acessível do Teaser da 1° Temporada do "Elas por Elas".

 

  

 

A imagem de capa do podcast é quadricular e colorida, com o fundo rosa claro. Na parte superior da imagem há o enunciado "Elas por Elas" ligeiramente inclinado à esquerda, em letras maiúsculas, cor branca e com sombreamento. Logo abaixo do enunciado há a frase "com Flávia Said", em tamanho menor, mas também em maiúsculo, cor branca e ligeiramente inclinado à esquerda. O centro da imagem e a parte inferior são ocupados por três mulheres dispostas em perfil, dando um passo largo e em fila. Elas usam roupas coloridas, tem expressões serenas no rosto e as pernas e os sapatos que usam são grandes e desproporcionais ao resto do corpo. 

A primeira delas, à esquerda, é branca, tem cabelo liso e amarelo, usa um pequeno brinco branco, um terno preto com detalhes em vermelho e o seu sapato é rosa claro. Ela carrega na mão direita um caderno do modelo espiral e de cor verde escura e, na mão esquerda, um microfone preto com a canopla rosa.

A mulher do centro é negra de pele escura, tem o cabelo crespo e preto amarrado em coque, usa uma argola na orelha uma blusa verde escura, uma saia em tons terrosos e sapatos amarelo escuro. Ela tem um crachá branco pendurado no pescoço, embaixo do braço direito carrega uma pasta de cor rosa e na mão direita um copo amarelo.

A mulher à direita é negra de pele clara, tem o cabelo curto e castanho. Ela usa um jaleco branco, uma blusa amarelo, calça rosa escura e carrega uma bolsa marrom, de alça verde e atravessada no corpo. Seus sapatos são preto.

 

#PraTodosVerem #PraCegoVer #ImagemAcessivel #PodcastAcessivel #ElasPorElas #LabAudioUnB

 

 


| Ficha Técnica |
▪️Identidade visual: Vinicius Vinhal
▪️Edição: @flaviasaid @igouveia_ @enzo_enowe
▪️Apoio técnico: André Luiz, Glauber Oliveira e Ariane Lamarão | LabAudio
▪️Consultoria de conteúdo acessível: Arthur Pontes e Lucas Ludgero
▪️Orientação: Prof. Dr. Elton Bruno Pinheiro | FAC/UnB