Esta publicação contém texto alternativo

Segundo os estudiosos da língua, todas as pessoas têm sotaque. Mas você já deve ter ouvido falar por aí que os jornalistas na TV não têm ou não podem ter sotaque. Se você já assistiu a um telejornal de rede nacional, deve ter percebido ainda que muitos apresentadores e repórteres falam de um jeito que parece ter saído do mesmo lugar, mas que ao mesmo tempo não remete a região nenhuma do país. A expressão “sotaque neutro” talvez até lhe seja familiar. Mas se todas as pessoas têm sotaque, por que uma pronúncia considerada “neutra”, sem marcas regionais, é tão prestigiada? E por que ela é adotada no telejornalismo nacional?

No episódio-piloto do podcast “Sotaques em Tela”, Isadora Dueti e Carlos Augusto conversam com a linguista Vanderci de Andrade Aguilera e com a jornalista Ana Lúcia Medeiros para debater a construção de um falar prestigiado na sociedade e a representação da diversidade de sotaques brasileiros no telejornalismo de rede nacional.

O episódio integra o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo de autoria de Isadora Dueti, que também roteiriza e produz o podcast, sob orientação do professor Dr. Elton Bruno Pinheiro.

Nessa trajetória, você tem um convite especial! Vamos nessa?

Isadora Dueti · Construção e representação de sotaques no telejornalismo nacional

Tradução em Libras

#EpisodioAcessivel

O episódio tem início com um clipe de áudio com apresentadores de telejornal com diferentes sotaques. A apresentadora, então, introduz o tema, seguido de uma modalidade de “povo fala” para captar a percepção e a expectativa dos telespectadores sobre os sotaques no telejornalismo de rede. Depois, convida o ouvinte-leitor a uma reflexão com uma série de questionamentos e anuncia o outro apresentador, que por sua vez apresenta as convidadas.

Após as apresentações, inicia-se a primeira parte da conversa, voltada à exposição do problema. Aqui é debatido sobre o conceito e a construção dos falares brasileiros, a questão do preconceito linguístico e a formação de um falar que é próprio da televisão. Ao longo da conversa, há algumas inserções sonoras para contextualizar sobre o tema, como clipe de áudio com fala de telejornalistas, e explicar alguns termos ditos pelas entrevistadas.

Após um pequeno intervalo com trilha sonora, a segunda parte se inicia com uma entrevista gravada anteriormente, com uma fonoaudióloga, a fim de trazer ao debate com as convidadas. Nessa parte, é discorrido sobre o trabalho dos fonoaudiólogos da TV e por fim, como a questão da representatividade é influenciada pela ausência ou presença de diferentes sotaques no telejornalismo.

Convidados e apresentadores se despedem e o piloto se encerra com créditos e trilha sonora.

Confira aqui a transcrição acessível do roteiro do episódio-piloto.

A imagem da capa desse episódio é quadricular e colorida. O fundo é alaranjado e ao centro da ilustração há um balão de fala, recurso figurativo usado para representar a fala de um personagem, que forma uma televisão de tubo antiga, de cor vermelho-claro e com um par de antenas. Na tela da TV em um fundo azul lê-se o título do podcast "Sotaques em Tela", tendo a palavra Sotaques formada com letras de diferentes fontes, cores e tamanhos. Ocupando toda a parte inferior da capa, abaixo do balão de fala, há seis mulheres diferentes, respectivamente: uma mulher ruiva de cabelo liso curto e blusa listrada; uma mulher de cabelo cacheado preto e blusa regata vermelha; uma mulher de óculos com cabelos cacheados vermelhos e blusa preta, segurando um alto falante e acenando com a mão; uma mulher de cabelo preto liso longo, de blusa azul, levantando ambos os braços e segurando um microfone na sua mão direita; uma mulher com turbante, usando brincos em forma de discos azuis, colares no pescoço e uma blusa estampada laranja modelo tomara-que-caia; e uma última mulher idosa de cabelos azuis na ilustração, de óculos de aros pequenos e blusa laranja com a gola azul.

#PraTodosVerem #PraCegoVer #ImagemAcessivel #PodcastAcessivel #SotaquesEmTela #LabAudioUnB

A imagem da capa do podcast é quadricular e colorida. O fundo é alaranjado e ao centro da tela há um balão de fala, recurso figurativo usado para representar a fala de um personagem, que forma uma televisão de tubo antiga, de cor vermelho-claro e com um par de antenas. Na tela da TV em um fundo azul lê-se o título do podcast "Sotaques em tela", tendo a palavra Sotaques formada com letras de diferentes fontes, cores e tamanhos.

Ficha técnica:

Identidade Visual: Priscila Wolff