Envelhecer não é fácil, mesmo sendo parte importante da vida. Existem preconceitos, tabus e muitos estigmas relacionados à 3ª idade. Pensando um pouco sobre isso, conseguimos chegar à conclusão que a falta de representatividade é um fator determinante para a perpetuação desses pensamentos, logo a publicidade tem seu papel nesse contexto. Neste episódio, vamos entender um pouco melhor sobre a relação entre o envelhecer e a mídia.


Roteiro, produção e edição:

Alice Campos, Fernanda Gabriela, Guilherme Medeiros, Jordana Reis e Renato Coelho.


Referências:

Publicidade brasileira movimentou R$ 20 bilhões em 2021; digital é destaque.

O velho na propaganda.

Vídeo Envelhecer (Maíra Lemos, 2018).

A arte de envelhecer | Podcast Outras Histórias.

Onde estão os idosos na publicidade? (MACHADO, Christiane).

A salvação do eu: representações do envelhecimento nos anúncios de previdência privada (FARIA, 2006).

What it’s like to grow old in different parts of the world.

E como os idosos enxergam a velhice?

Idosos não são respeitados no mundo.