A tendência crescente entre empresas e marcas que utilizam de diversidade como um de seus valores e tema em campanhas publicitárias é o tema deste episódio. Praticando diversitywashing, marcas se apropriam de pautas de diversidade e inclusão para benefício próprio, maior visibilidade e aumento do valor de marca, mas sem se preocupar de fato com práticas inclusivas. Como convidados, Heitor Marques e Francisco Franco comentam sobre o assunto.


Caso queira saber mais sobre o assunto aqui vão algumas recomendações:

(Documentários) A mentira verde, Werner Boote, e Revelação, Sam Feder;

(Livro) Publicidade Antirracista: Reflexões, caminhos e desafios, Francisco Leite;

(E-book) Mídia e diversidade: caminhos para reflexão e resistência, organizado por Chalini Torquato Gonçalves de Barros e Fernanda Ariane Silva Carrera. 

Roteiro, produção e edição:

Geovana Lopes (roteiro), Jean Barros (roteiro), Karla Luz (direção e edição), Mariana Muniz (produção) e Rose Bezerra (produção).

Referências Bibliográficas:

AMORIM, Eliã. A mulher negra e a publicidade. In: PEREZ, Clotilde et al. 10 anos de Pro-pesq PP: Consumo, existência, resistência. São Paulo: ECA-USP, 2020. pp. 1434-1448.

CARRERA, Fernanda. TORQUATO, Chalini. Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 17, n. 48, p. 84-107, jan./abr. 2020.

BARUFFI, Eduarda. CANTON, Leonardo. Conterto, Luis Felipe. AWAD, Fahd. Pink Money: compromisso ou oportunismo? In: HAMEL, Marcio (Org.). Temas contemporâneos do Direito 2019. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. pp. 33-48.