Neste episódio, discutimos a representatividade midiática das mulheres na comunicação e, para acrescentar nosso debate, chamamos duas mulheres e pesquisadoras sobre gênero e mídia: a professora Elen Geraldes, doutora em sociologia e professora da Faculdade de Comunicação na Universidade de Brasília, e a Renata Malta, professora do Departamento de Comunicação na Universidade de Sergipe, pesquisadora de mídia e representação. Afinal, como fazer uma comunicação mais consciente, representativa e politizada?


Roteiro, produção e edição:

Bianca Nápoles, Isabella Valenza, Karine Melo e Rebecca Cavalcanti.


Referências:

MALTA, Renata; SANTOS, Erika. Corpos que vendem produtos: catálogos de cosméticos e assimetrias com a atual publicidade inclusiva. Athenas Digital , [s. l.], 25 jun. 2021.

MALTA, R. B.; SILVA, K. M. R. D. Disparidades entre realidade e representação: a percepção das mulheres sobre a publicidade de cerveja. Revista Eco-Pós, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 223–246, 2019. DOI: 10.29146/eco-pos.v22i2.23966. Disponível em: Disparidades entre realidade e representação: a percepção das mulheres sobre a publicidade de cerveja | Revista Eco-Pós.

BARRETO MALTA, R.; OLIVEIRA DOS SANTOS, R. V.; CRUZ REIS, A. A. Close de Garota: A Representação da Mulher Transexual em Campanhas de Beleza. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 1, p. 73–91, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i1.45024. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/45024.