Acesse a obra coletiva "Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiências Compartilhadas", organizada pelo professor Elton Bruno Pinheiro, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - UnB.

Link para acesso à obra: Clique aqui.

Todo(a) estudante de Comunicação espera ansiosamente o início das atividades laboratoriais durante a graduação. Afinal de contas, é neste momento, que se trabalha tanto os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores (fundamentos históricos, conceituais, éticos, teóricos etc.) quanto os do próprio exercício laboratorial, que busca relacionar efetivamente o par dialético teoria/prática, algo que parece tão caro aos cursos da área.

Esse foi o desafio empreendido aos(às) alunos(as) pelo professor Elton Bruno Pinheiro, do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora da Faculdade de Comunicação (FAC), da Universidade de Brasília (UnB). Nos dois semestres de 2017, o docente ministrou as disciplinas: Introdução à Linguagem Sonora; Roteiro, Produção e Realização em Áudio; e Jornalismo em Rádio 1.

O resultado desta pertinente e original proposta pedagógica pode ser visto nas páginas que se seguem: um registro de alguns dos produtos (comunicacionais) sonoros que elaboraram, aliados ao pensamento crítico e teórico sobre suas atividades profissionais. Um processo que, como afirma o educador brasileiro Paulo Freire (1996, p. 24), em sua importante obra Pedagogia da Autonomia, “[...] pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador”.

Convenhamos que esse tipo de atividade não é comum nos cursos de Comunicação. Muitos(as) vão experimentar a escrita acadêmica (com o auxílio de método e reflexão teórica sobre o objeto de pesquisa) apenas no final da jornada de 4 anos, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por isso, quanto antes os(as) alunos(as) exercitarem, melhor. Qualquer estímulo nesse sentido é sempre bem-vindo.

Diante disso, a proposta que nasce aqui tem outro (grande) desafio: fazer com que o produto (no formato de e-book) desse trabalho pedagógico tenha continuidade e estimule outras universidades a experimentar esse modelo. Ganha o ensino de Comunicação, ganha a FAC/UnB, ganha o professor responsável pelo projeto, ganham os futuros profissionais da área… (Prefácio de Cristiano Anunciação - Professor de Comunicação da Estácio Brasília).

___________

Acesse a obra coletiva Mutações da cultura midiática radiofônica: a nova práxis na produção de conteúdos digitais, de autoria do professor Elton Bruno Pinheiro.

Link para acesso à obra: Clique aqui.

A produção de conteúdos comunicacionais para as mídias inseridas no processo de digitalização e no atual processo de convergência tecnológica são temas ainda poucos explorados no universo acadêmico. Nesse sentido, o rádio digital apresenta o seguinte problema: as mutações da cultura midiática radiofônica suscitam uma nova práxis na produção de conteúdos digitais.

A presente obra leva em consideração as quatro leis da mídia, estabelecidas por McLuhan, a respeito das consequências provocadas pelas inovações tecnológicas na cultura midiática. São cinco capítulos cujas discussões se voltam para: a reinvenção midiática, tecnológica e cultural do rádio brasileiro; a relação rádio e internet; a reflexão sobre as principais características do rádio digital e suas perspectivas; a abordagem do atual cenário de convergência tecnológica e suas contribuições para a concepção de novas linguagens para conteúdos radiofônicos; a discussão sobre a nova práxis na produção dos conteúdos digitais e a sugestão de novos formatos radiofônicos que tenham como base a adoção de características contextualmente interativas e convergentes, capazes de potencializar a atuação de novos usuários-ouvintes do rádio digital.