Pesquisa: Roberval Leone
Edição: Jusef Felipe
Orientação: Elton Bruno Pinheiro
Disciplina: Introdução à Linguagem Sonora 2017/1

Programa educativo e cultural a respeito do samba de roda do Recôncavo Baiano, integrante da série Matrizes do Samba. O programa aborda aspectos da região geográfica abrangida e da caracterização da manifestação cultural. Reconhecido como uma das matrizes do samba, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi tombado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) em 2004 e é objeto deste programa. Manifestação musical, coreográfica, poética e festiva, o samba de roda permeia atividades econômicas, religiosas e lúdicas, particularmente no contexto cultural do Recôncavo Baiano. Neste programa da série Matrizes do Samba, foi escolhida a sambista Dona Edith do Prato para orientar o ritmo.